Instituto Pensar - Festival de cinema voltado a profissionais negros abre inscrições no RS

Festival de cinema voltado a profissionais negros abre inscrições no RS

por: Mônica Oliveira


O festival tem curadoria da cineasta Camila de Moraes, que atualmente desenvolve o projeto de uma série de ficção chamada Nós somos pares, sobre a vida de seis mulheres negras e suas relações de amizade e amores (Foto: divulgação/Geledés)

Estão abertas a partir desta segunda-feira (14) as inscrições para o 1º Festival Cinema Negro em Ação, voltado a profissionais negros. O festival é realizado pela Casa de Cultura Mario Quintana, em parceria com o Instituto Estadual de Cinema da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac) do Rio Grande do Sul, com curadoria da cineasta Camila de Moraes e apoio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo.

A mostra competitiva é internacional e, de acordo com o regulamento, abrange formatos audiovisuais como videoclipes, videoartes, curtas e longas-metragens em formato digital. As inscrições seguem até 16 de outubro, por aqui.

"É um festival afirmativo, que tem a intenção de conhecer outros olhares produzidos dentro do audiovisual, servindo como um facilitador de diálogos entre público e setores da indústria cinematográfica?, diz a cineasta gaúcha Camila de Moraes, idealizadora do festival.

As diversas narrativas negras terão espaço no festival, que tem temática livre. E para dar visibilidade ao maior número possível de obras, poderão participar produções de qualquer ano, sem necessidade de serem inéditas. Segundo Camila, a ideia é ampliar a participação de realizadores negros, uma vez que, afirma ela, a falta de recursos afeta a equidade racial no mercado audiovisual.

"O audiovisual ainda é muito caro. Um dos critérios é não ter data de produção. É aberto, mas a gente quer dar espaço para que mais pessoas cheguem a esses locais. Estamos ansiosos por saber quais vão aparecer e diversificar ainda mais as produções?, comenta a cineasta, que dirigiu o documentário "O caso do homem errado? sobre o genocídio de jovens negros no Brasil. O documentário foi finalista entre as produções que concorriam à indicação brasileira para o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 2019, quando foi escolhido O Grande Circo Místico, de Cacá Diegues.

As obras selecionadas serão anunciadas pela curadoria até 5 de novembro.

Prêmios

Entre os prêmios pensados para as principais categorias, os vencedores de melhor curta-metragem estadual e melhor longa-metragem nacional levarão uma residência artística, oferecida por meio de parceria com o Festival Internacional de Cine de Cartagena de Índias, na Colômbia.

Também será feita a seleção de 14 projetos em desenvolvimento de séries e longas-metragens, que receberão o selo Cinema Negro em Ação. As produções ainda serão apresentados em encontros exclusivos com convidados parceiros do festival, dentre os quais a Netflix.

Saiba mais aqui.

Festival e formação profissional

Inicialmente o evento foi pensado para também promover a formação dos profissionais, mas com a pandemia os organizadores inverteram essa ordem, dando prioridade à mostra competitiva: primeiro, o festival, e depois, em 2020, o circuito de formação.

O festival acontece de 20 a 27 novembro, integrado às programações do mês da Consciência Negra. As produções serão transmitida pela TV, pelas redes sociais da Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ) e pela plataforma Cultura em Casa.

Com informações do G1



0 Comentário:


Nome: Em:
Mensagem: